terça-feira, 15 de novembro de 2011

O POLO GERADOR


Depois de muito tempo sem ver TV aberta, estive, neste final de semana, na casa de minha mãe, em Minas Gerais, e, por falta de opção, acabei por assistir com ela um pouco de televisão no sábado à noite.
Fiquei chocado. Quanta bobagem foi colocada no ar para "entreter" o telespectador. Em uma determinada novela, havia um jogo de volei entre um time de "Machões" e um time de "Bibas". Gente que coisa mais sem contexto, mais sem propósito. Aliás, nossa televisão está se tornando um polo gerador de três coisas muito perigosas, na minha opinão.

1) Um foco humor sem graça. Programas ditos humorísticos que banalizam pessoas, fatos e acontecimentos. Por exemplo, programas como o CQC ou PÂNICO, ao meu ver, banalizam, com um humor escrachado, as coisas sérias deste país e o povo vai achando engraçado enquanto os políticos, alvo principal da chacota, continuam aprontando as deles sem dar a mínima pelota para as "críticas". Assim, o povo se sente "vingado" e a válvula de alívio do sistema é puxada. E la nave vá.

2) Um foco de mediocridade. As novelas, os noticiários, os programas de auditório, enfim, a TV como um todo, na ânsia de ganhar audiência, dão ao povo o que ele quer. Mediocridade. E dá-lhe funk, sertanojo, axés e todo o tipo de "diversão" que o povo gosta. Aí criamos um circulo vicioso que retroalimenta a mediocridade e a falta de educação e cultura. Entendo que a TV não foi feita para educar os telespectadores e sim entretê-los. Mas a coisa está fugindo do controle.

3) Um foco de "mind control". Ao zapear os canais disponíveis na recepção da parabólica na casa de mamãe não pude deixar de notar a infinidade de programas ditos "religiosos" que são apresentados diariamente. Com "depoimentos" apelativos, tentar a todo custo provar que o Deus deles é melhor do que o Deus do resto das pessoas e querem que você se converta à sua crença e ajude a engordar seus cofres. Isto leva a um precedente muito perigoso.
Não bastasse isto, temos uma verdadeira "apologia gay" grassando por todas as emissoras (exceto às religiosas). Não tenho nada contra os gays e acho que cada um faz, entre quatro paredes, o que quiser de sua vida amorosa. Daí a esfregar na cara do mundo tal situação é um pouco demais. Além de tudo se faz de uma maneira grosseira, vulgar e preconceituosa, pois conheços vários gays que não são afetados como os "personagens" apresentados na telinha.

E o povo se diverte. E repete, nas ruas, os "bordões" destes personagens como mantras. E claro, como todo e qualquer mantra, ele pega. E cola nos indivíduos aumentando seu nível de mediocridade. Evidentemente alguém que estiver lendo isto poderá se rebelar e dizer. "É simples. Não quer ver não assista. Mude de canal ou compre TV a cabo." Concordo plenamente, tanto é que há muito não assisto. Mas a minha preocupação não é comigo. Eu já tenho a cabeça feita. Minha preocupação é com as gerações futuras. Se não começarmos a censurar e controlar aquilo que nossos filhos veem temo que a deseducação, a desrespeito e a falta de comprometimento com idéias e ideologias vão ficar cada vez mais frequentes.

E é aí que mora o perigo.

11 comentários:

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Acertou na mosca.
Além dos efeitos citados, tem outro que afeta a todos, mesmo quem não assiste à TV aberta: o fato de que são os idiotas que assistem a isso que são a maioria que elegem os políticos que governam o país. Aí já viu.

Carlos Beetz

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Sidão,

Concordo plenamente com as suas palavras. Excelente texto.

Forte Abraço

Guilherme Borgs

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Adorei! - apesar de se tratar de algo lamentável. Mas adorei a maneira como descreveu: fluída e estimulante.
E, infelizmente, é verdade: temos de controlar o que nossas crianças assistem. O reforço ao não-pensar e a troca de valores imperam.

Celia Alexandra

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Boa Sidão,

Também concordo com seu ponto de visto e apesar de não ser homofóbico acho que a exposição de gays e correlatos dentro da TV é excessiva e faz um estereótipo do gay.

Abraço,

Luciano Dantas

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Prezado Sidney,

lendo o seu texto abaixo, deixo aqui algumas colocações:

Vamos supor que possamos retornar no tempo por alguns anos... 35 ou talvez 40, não sei exatamente o quanto vocé é mais velho do que eu, imagino que está na casa dos 55ou 58.

Tente ler o seu texto novamente com a cabeça da época em que você tinha 17 ou 19 anos. O que diria dele ?

Certamente diria que o sujeito que escreveu isto é careta, arcaico, controlador, retrogrado, e sei lá mais o que ... “...Censurar e controlar o que nossos filhos veem....” Este certamente não é o Sidney de 1970 !!

Eu concordo com você que o que temos na TV é lamentável e tudo o mais mas nao acho que esta é a soluçao. Sera que naquela época a TV nao era banalizada, Chacrinha, Hebe, novelas, S. Santos, Almoço com as Estrelas, Ataide Patreze (este era ótimo !!), bem depois, Comando da Madrugada e sei lá mais o que.

TV a cabo ??!! e o que ela tem de bom ? Os noticiários são pasteurizados pela Globo ou pelas agencias internacionais, os enlatados americanos estão cada vez piores existem aqueles que são “novidade” e os que são remake dos antigos no fim tudo igual.

Talk Shows!!?? Já viu Jimmy Kimmel? o sujeito é absolutamente ignorante, em qualquer aspecto. Qualquer assunto fora da Califórnia é desconhecido para ele ! História, geografia, matemática, atualidades é inexistente !

Lettermann.... já ouviu falar de Paris, já deve ter ido algumas vezes mas por obrigação. Europa, onde fica mesmo ? Ou estao transmitindo alguma ideologia científica muito importante....uma nova descoberta e claro qual o remédio que cura.

Todos os outros seguem a mesma linha, os entrevistados são sempre atores ou atrizes na véspera de lançar um novo filme. É tudo feito para promover o filme, não tem o mínimo conteúdo.

Os noticiários aqui ainda são piores do que você possa imaginar.... são tendenciosos, e censurados. Tudo em função de adestrar o povo. Kadaffi agora é vilão. UÉ, ou UAI como se diz em Minas.... ele não era vilão nos anos 70 ? Líbios nao eram terroristas ?? o que aconteceu entre 1970 e 2010 ? O Líbios ficaram bonzinhos ? ou apenas estavam lendo a mesma cartilha conveniente para alguns ?? E o Iraque, Egito, Síria, etc ?

Nós passamos a metade de nossas vidas ouvido sobre a guerra fria e a luta contra os Vilões do Mundo os Russos comunistas....Embargo em Cuba. UÉ, ou UAI como se diz em Minas... e a China não é comunista ? Não é uma guerra ideológica ? ou apenas negócios ?

Jogos Panamericanos... haviam mais de 300 Canadenses participando e sei lá quantos Americanos (por volta de 500) não houve um único canal ou jornal transmitindo ou divulgando ! Nem as pessoas ligadas a Indústria do esporte, sabiam que estava acontecendo..... nada, zero !

O que quero concluir é que: ignorante é a maioria, não importa aonde estivermos, ricos ou pobres, de primeiro ou de 3 mundo, não muda nada.

O que pode mudar é a nossa atitude e o que transmitimos para os filhos. Mostre-lhes as opções, analise com eles, fomente o questionamento, dê recursos para eles julgarem... e é claro reze para que eles queiram aprender algo a mais do que os outros !!

Somente assim não serão parte da maioria medíocre.

E o preço será alto !

Flávio Nahas

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Flávio. Você tem razão. O Sidney dos anos 70 não escreveria este texto. Mas, graças a Deus, evolui. Dizem que quem não foi comunista até os 30 anos não tem coração. Quem continua sendo depois dos 30, não tem cabeça.

Sidney

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Mais uma vez, parabéns pela coragem de depositar informações tão "radicais" como esta na sociedade, concordo plenamente com tudo descrito neste "e-mail", e mais, a tendência é só piorar o que já esta ruim.

Att,

ERGOMAT IND. COM. LTDA
Daniel Carletti

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Caro amigo Sidney, bom dia

nfelizmente esta é uma triste realidade, acho que vamos ultrapassar o fundo do poço. O nível escolar esta cada vez pior, e estes estudantes serão professores amanhã, a violência, a corrupção, o individualismo, a falta de patriotismo e para completar a TV enche o povo de “cultura”, enfim o que podemos esperar de tudo isto..........???? Coincidentemente estava lendo um artigo sobre “Pão e Circo”..... http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-584140.html

Forte abraço

Antonio S. Parente
ABNT Certificadora

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Concordo plenamente Sidão San.
E fico impressionado como o povo responde "bem" a esta apelação toda... o nível da "inteligência" média do povo brasileiro é muito baixo, o que é muito bom para os políticos (e consequentemente, as escolas, a saúde, a polícia, os funcionários publicos, etc.) continuarem como são.

Abraço
Roberto Gomig

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Caros Sidney & amigos

Realmente é um quadro nada animador, daqueles que, como brasileiros, admitimos discutir entre nós, mas não “assumimos” nem toleramos seja criticado por estrangeiros....... a nossa TV reflete o gosto da maioria dos expectadores e os anunciantes, que subsidiam toda a programação, sabem disso.
Seria ótimo termos alguns canais mais intelectualizados, exibindo arte de vanguarda, discussões inteligentes, música clássica....aliás, a Cultura (ainda) tem um programa sobre música clássica, provavelmente com “traço” de IBOPE.
Por favor, não me entendam mal, tb não aprecio esse monte de lixo (inclusive os “importados”) que é televisado diariamente, mas será que, como minoria, podemos criticar o gosto da maioria? Podemos, claro, emitir nossa opinião, mas não creio que tenhamos força para mudar o “status quo”....infelizmente!

Um abraço a todos,

Abel Penteado