segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA"

Acho que poucas vezes na vida peguei um trânsito tão forte nas estradas de saída da capital paulista como noi último dia 21 de Abril, o dia do feriadão. Acho que nem em carnaval a coisa foi tão feia para sair de São Paulo.
 
Muita gente, assim como eu, deve se perguntar porque o trânsito está ficando tão pesado??? A resposta é simples. Aumento da frota de veículos. Mas como??? Propiciada pela entrada da tão famosa Classe C no mercado de consumo. Junte-se o fato do aumento do poder aquisitivo desta faixa da população o barateamento dos carros e, é claro, de todos os produtos, o que se tem é uma perigosa mistura de aumento de consumo com falta de aumento na infra estrutura. E o resultado se pode esperar. Congestionamento, não só no trânsito, mas como nos aeroportos, nas rodoviárias, nas torres de celulares, etc, etc, etc...
 
A profética música do irreverente grupo Ultraje a Rigor, que dá título a este artigo diz
 
''Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral
Nós gostamos de tudo , nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais''
 
Pois é... O povo não apenas agora está vendo, como quer participar. E está invadindo as praias de todo mundo. Buscando seu lugar ao sol. E tome celular tocando o funk predileto no Metro (mas não no fone de ouvido e sim no falante) porque é claro, eu quero que todo mundo veja que eu agora também tenho um celular que toca música, antes previlégio de poucos. E nas ruas a coisa se repete. Passam os carros com som no último volume tocando músicas de gosto duvidoso, pelo menos para mim, mostrando para todo mundo. "Hei, eu também tenho um carro com som. Vocês estão vendo???"
 
''Mais do que um bom bronzeado Nós queremos estar do seu ladoNós tamos entrando sem óleo nem creme
Precisando a gente se espreme
Trazendo a farofa e a galinhaLevando também a vitrolinhaSepara um lugar nessa areiaNós vamos chacoalhar a sua aldeia''
E, aos poucos, os redutos de classe média alta vão sendo invadidos pelo povão que quer compartilhar os sonhos de consumo que anteriormente lhes eram praticamente impossiveis. Apesar de todo mundo reclamar do preço escorchante da gasolina e do álcool, proclamar a quatro ventos que o pedágio é um absurdo, as estradas vão ficar cada vez mais cheias. E as lojas. E os Shoppings. E os Aeroportos. E tudo o mais.
 
E, não haverá outra alternativa senão
 
''Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia'' 

Nenhum comentário: