segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Talentos e Hemorróidas

Não estranhem o título, mas é que, na minha terra, há um ditado que diz: "Talento é que nem Hemorróida. Quem tem, não precisa sair mostrando." E é verdade.


No último jogo entre o Brasil e a Argentina, vimos um raro exemplo de talento na jogada do Leandro Damião aplicando um drible desconcertante em seu marcador revelando todo o talento que o jogador brasileiro alardeia ter. E é aí que mora a reflexão. Talento é uma coisa que não é para ser desperdiçada em qualquer situação. O talento faz a diferença quando os recursos convencionais se esgotaram. Quando não há uma saída óbvia para um aperto. Aí entra em campo o talento de improvisar uma situação contextualizada.

No caso específico foi. O Leandro estava acuado na linha lateral pela marcação, não havia espaço para um drible convencional e tampouco uma opção de passe interessante. Acontece que, quem viu o jogo pode reparar que o zagueiro que o marcava não tinha nenhuma cobertura, ou seja, não havia ninguém atrás dele esperando para, se ele fosse driblado, continuasse a marcação. Havia um vazio. Que poderia e foi preenchido com o drible da carretilha. Totalmente pertinente para o momento.

Por outro lado, tivemos o tão aclamado Neymar, gênio talentoso, tentando dribles e mais dribles sem sucesso ou objetividade. Puro talento desperdiçado. Porque ele não tenta estes dribles para criar alguma coisa diferenciada. Apenas tenta driblar porque é o que se espera dele. E aí, vem mais do mesmo. Tentativas ineficazes sobre uma marcação mais cerrada. Afinal o talento estaria, hipoteticamente, ali. E aí o dito talento não flui.

A mesma coisa podemos esperar nas empresas. Os profissionais devem ser talentosos para resolver problemas. Mas o talento deve ser utilizado dentro de um contexto de necessidade e não de obrigatoriedade. Se as situações impõem que os problemas sejam apenas resolvidos através de soluções mirabolantes, e não da competência de cada um, fica difícil. E notem que competência não tem nada a ver com talento. Eu acho que o talento vem para resolver quando as competências se esgotaram.

Porque aí temos aquela situação de termos que dar dribles e mais dribles sobre uma marcação muito cerrada e com chances de serem absolutamente ineficazes, além de esgotar o talento. Afinal ninguém consegue ficar tirando coelhos da cartola o dia todo e todos os dias.
Portanto, profissionais, não desperdicem seus talentos em situações onde apenas a competência poderia resolver.
Guardem seus talentos para colocar em campo quando a situação realmente exige e, para ter-se uma solução que seja realmente surpreendente.
Senão vamos acabar banalizando nossos talentos também.

5 comentários:

Inteligência de Marketing disse...

Muito boa Sidão

Thiago Redona
Hexagon Metrology

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Caro Sidney,

Se não soubesse de quem era a autoria, pela genialidade do texto poderia dizer que acabei de ler um texto de algum bam,bam,bam da atualidade.
O futebol desperta seus talentos....

Abs,

Rene Picolo

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Olá Sidão...

Sábias palavras num texto muito inteligente. Gostei pra cacete !

Orlando Rosa

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Excelente!

Redação da Revista NEI

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Adorei o texto Sidão, sempre leio todos os que você manda.

Muito bom realmente esse texto, concordo plenamente com você.

Abraços

Guilherme Borges
Yamato Dojo - RJ