terça-feira, 24 de março de 2015

QUEM TEM MEDO DE PERDER, NÃO GANHA!


Mais uma vez recorro ao futebol para buscar inspiração para discorrer sobre o tema proposto. No último dia 18 de março, o poderoso Barcelona enfrentou, no jogo de volta, o não menos badalado Manchester City, pela Copa da UEFA. O Barça, como havia ganho a primeira partida na casa do adversário por 2 x 1, poderia se dar ao luxo de empatar, ou até mesmo perder por 1 x 0 que teria a vaga assegurada para as quartas de finais do mais importante e lucrativo torneio do mundo.

Seria o correto. Jogar com o regulamento, como se diz no jargão futebolístico. Mas o que se viu não foi nada disso. Dono de um apetite formidável por gols, o Barcelona encurralou o adversário jogando para ganhar, como assim o fez, e obrigando o goleiro de Manchester City, que foi apontado pela crítica como o melhor jogador em campo, a participar ativamente do jogo evitando uma goleada humilhante.
Mas e o Kiko??? Perguntariam muitos.
É este o ponto que quero abordar. Em um momento com turbulência na economia e no mercado, que vivemos agora, é natural que muitos pensem em "jogar com o regulamento" e "tirar o pé do acelerador" porque a "maré não está para peixe". Não correr riscos, não fazer besteira, não desperdiçar recursos, enfim, reduzir os investimento, porque não sabemos o que vai acontecer mais tarde. Esse é o regulamento do campeonato do medo.
Mas existem aqueles que entendem que, temos que ir em frente e que, quando todos estão jogando para não perder, o ataque é a melhor defesa e a hora é agora.
A Hora do que???
De partir para cima.
De prospectar novos clientes.
De buscar novos negócios.
De olhar para seus custos e sua competitividade.
De se tornar mais agressivo comercialmente.
De buscar a tão almejada classificação para as finais, sem se preocupar se chegaremos nela ou não.
Afinal, como provavelmente diria uma das Leis de Murphy: "Deixadas ao sabor do acaso, as coisas sempre vão de mal a pior."
Olhe seus processos de vendas, veja sua carteira de clientes, examine a sua curva ABC, (que são e minha praia), enfim estude porque uma das Leis do Sidney Coldibelli diz que 90% dos problemas de mercado de uma empresa, estão dentro da própria empresa".
Portanto, esta é a hora de você se preparar para o futuro, mesmo que você não creia em um, porque, não importa, ele sempre vai chegar, quer você queira ou não.

Se for preciso, a gente dá uma mãozinha!!!

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