segunda-feira, 17 de junho de 2013

PODE SER A GOTA D'ÁGUA

Confesso que, quando começaram os protestos em São Paulo contra o aumento das passagens de ônibus e Metrô me posicionei contra estes movimentos que param cidades e prejudicam milhões de pessoas. Mas, em conversas que tive, em mensagens recebidas pelas redes sociais e outros "inputs" acerca dos acontecimentos, fui mudando minha opinião sobre o assunto e, aos poucos entendendo algumas coisas, mesmo que sejam as mais óbvias.
 
1) Estou ficando velho. E como quase todas as pessoas que envelhecem, também perdem um pouco o viço da luta e busca viver mais em harmonia em menos em conflito. Mas, isto não está certo, pois viver em harmonia não é isentar-se da luta e sim engajar-se nela e fazer que ela seja o mais harmônica possível. Por isso fui, a princípio, contra o movimento que provocou enormes transtornos à cidade. E isto nos leva ao segundo ponto.
 
2) Não há manifestação sem transtorno. Imaginem estes protesto realizados no Sambódromo??? Teria o mesmo peso??? Teria a mesma cobertura da mídia ou a mesma repercussão??? Claro que não. Protestos são para incomodar o poder público e as pessoas ao redor para que se posicionem. Ou contra ou a favor, não importa. Mas, por favor, se posicionem. É claro que incomodar é absolutamente diferente de vandalizar. Que houve excessos de todos os lados, não há dúvida, mas é um efeito colateral. Faz parte de toda espécie de movimento desta ordem. Como diz a música dos Paralamas do Sucesso:
 
A polícia apresenta suas armas, escudos transparentes, cacetetes, capacetes reluzentes e a determinação de manter tudo em seu lugar.
O governo apresenta suas armas discurso reticente, novidade inconsistente e a liberdade cai por terra aos pés de um filme de Godard.
A cidade apresenta suas armas meninos nos sinais, mendigos pelos cantos e o espanto está nos olhos de quem vê o monstro a se criar.
 
E isto nos leva ao terceiro ponto
 
3) Será que são mesmo os R$ 0,20 que estão em cheque, ou esta foi a gota d'água? Sim, porque ao longo de décadas estamos vendo o desmando de "autoridades" do legislativo, executivo e judiciário deitarem e rolarem no dinheiro público com a mais absoluta impunidade, a ponto de quem foi condenado ao mensalão ainda não estar cumprindo pena. A má versasão do dinheiro público, promessas não cumpridas, a saúde, a educação e a segurança pública deteriorada enfim um estado de coisas que vai corroendo a paciência de um povo que, segundo dizem, tem uma índole pacífica. O Brasileiro não briga pelos seus direitos, afirmam. Mas será? Aproveito para citar os versos de Chico Buarque:
 
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água...
 
E pode ter sido mesmo. Ou pelo menos espero. Porque estamos cheios, eu pelo menos estou, de ver como as coisas estão e ver o gigante acordar de uma vez ao invés de ficar
 
Deitado eternamente em berço explendido
Ao som do mar e a luz do céu profundo.
 
Assumirmos a seguinte postura que está no mesmo hino;
 
Mas, se ergue da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta

Nem teme quem te adora a própria morte.

11 comentários:

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Muito bom Sidney.

Maurício Camargo.
Aikido Sorocaba

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Concordo totalmente, vou retransmitir no meu Face.

Marcus Pepe.

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Gostei.... no meio da minha insonia esta noite pensei nisto que fazia tempo que vc não escrevia....

Senária Eguti
Departamento de Endocrinologia
Hospital das Clínicas

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Sempre acompanho seus artigos e este em especial foi muito bom, parabéns pelo uso das letras de música, esclareceu bem a posição, e se fez refletir.

Penso igual a você, em fases, a princípio reagi igual, e hoje pensando melhor torço que sejam pelo melhor, realmente.

Alessandro Zioni

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Parabéns ... muito bem escrito.

Carina Marian D Amico
Assistente de Pesquisa
Revista NEI

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Meu querido e nobre amigo Sidão !

Sábias e Oportunas Considerações. Compartilho deste “sentimento” de, Indignação, Revolta, Tristeza e de “virada de mesa”... Acho que esse é o caminho, e sem volta !

Abração e boa semana.

Orlando Rosa

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Sidney:

Excelente texto. Seria ótimo se mais pessoas tivessem acesso à ele!

Obrigado!

André Mukudai

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Oi prezado Sidney,

Mais uma vez você matou e mostrou o pau!

Todavia tomara que não termine como em 64, é verdade que agora não temos o mesmo componente político que culminou com aquele movimento, mas como diz o velho ditado:
'Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura'

Valter Rodrigues

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Olá Sidão,
Muito oportuna estas suas considerações. Governantes foram eleitos para serem incomodados constantetemente no sentido de promover soluções para a população e não para fazer plano de carreira deles.

Marcos Miranda

Mkt Michel disse...

Está ficando velho não, já é velho há no mínimo uns 5 anos...rs
Quanto ao texto, uma boa reflexão sobre os acontecimentos... Ah, aproveite e faça uma rede social, afinal, alguém de "inteligência" de Marketing e que num mundo onde as redes sociais estão pautando o direcionamento estratégico de muitas empresas (e pq não do País), ficar de fora é roubada!
Abs

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Caro Sidney,
Parabéns pelo bem escrito e fundamentado texto.
Um abraço,

Edson
Onogoro Dojo