segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INÚTEU


Não é a primeira vez que utilizo uma letra de uma música da banda ULTRAJE A RIGOR, formada no final do anos 80 e que, através de seu deboche e espírito crítico, fizeram análises profundas, não sei se propositadamente ou não, da sociedade brasileira. Em uma outra ocasião utilizei a música "Nós vamos invadir sua praia", para fazer uma correlação profética da ascensão econômica da classe C e D e que, caso queiram, poderão ler em meu blog clicando no link http://inteligenciamkt.blogspot.com.br/2011/10/nos-vamos-invadir-sua-praia.html.
Desta vez o "lampejo" veio ao ler uma notícia, em um destes portais, sobre a colocação da seleção brasileira de futebol no ranking da FIFA. Pode-se até questionar a metodologia utilizada etc, etc, etc, mas como o escriba aqui não está analisando o futebol em si, mas como as coisas se banalizaram, se desgastaram, se vulgarizaram e de depreciaram no Brasil nos últimos anos, nada mais oportuno. Até porque, nos ufanamos ainda de sermos o país do futebol.
Ocupamos hoje a honrosa 18a. colocação. A nossa frente estão "potências" futebolísticas como Grécia, Costa do Marfim, Suíça, esta última, sem dúvida, um praticante tradicional do esporte bretão. Ao ler a notícia não pude deixar de lembrar da música do ULTRAJE cuja letra transcrevo abaixo e empresta o título a este artigo, porque não me sinto capaz de escrever algo que expresse tão bem o que, eu acho, deveríamos sentir. Leiam esta obra profética, e, para quem quiser curtir este som de 1970, basta clicar http://www.youtube.com/watch?v=7P8Dy0M77qo
A gente não sabemos

Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente...
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
A gente faz carro
E não sabe guiar
A gente faz trilho
E não tem trem prá botar
A gente faz filho
E não consegue criar
A gente pede grana
E não consegue pagar...
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!

A gente faz música
E não consegue cantar
A gente escreve livro
E não consegue publicar
A gente escreve peça
E não consegue encenar
A gente joga bola
E não consegue ganhar...
Devemos, a bem da verdade, ressaltar algumas honrosas exceções, como no ramo da música, em que tivemos a felicidade de exportar a obra prima do cancioneiro popular "Ai se eu te pego", que foi cantada pelo mundo afora, inclusive por celebridades.
Então, nem tudo está perdido. Talvez não sejamos tão Inúteu assim.

2 comentários:

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

É isso aí, caro Sidney. E como diz o Lula, ao cantar o mais novo sucesso do Roberto Carlos: “ Esse Cara É NÓIS!!!
Falando em música, parabéns bem atrasado pelo CD do São Rock. É muito bom!

Abs

José Roberto Danieletto

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Parabéns pelo feliz "lampejo".
Crítica muito bem colocada.

abraços
JB Xavier