segunda-feira, 23 de abril de 2012


QUERER É PODER?????
 
 
Um dos grandes desafios de quem gerencia pessoas é como motivá-las. Muito tem sido escrito e falado sobre o assunto sem sequer tangenciar uma boa receita de como fazer com que as pessoas se engajem, se envolvam ou deem tudo de si.
 
Tenho pensado bastante e minha experiência na montagem e gerenciamento de equipes de vendas me mostrou que a coisa é uma pouco mais complexa do que quer valer nossa vã filosofia.
 
Senão vejamos.
 
Desde a muito tempo temos ouvido a frase "QUERER É PODER" que dá a entender que quem quer realmente chega lá. Mas será que é assim? Temos visto inúmeros exemplos de pessoas que não conseguem, por mais que queiram. E porque???
 
O gráfico ao lado (que podemos chamar de Gráfico PQ - PODER E QUERER) tenta mostrar que no Eixo P (POSSO) está o nível de capacitação que a pessoa tem para executar uma tarefa. Quanto mais o cidadão é capacitado, mais sobe o ponto dele no gráfico.
 
Por outro lado, no eixo Q (QUERO) mostra o estado de motivação que determinada pessoa tem para cumprir uma tarefa. Quanto mais à direita maior é a motivação.
 
A combinação destes dois fatores mostra com que competência o cidadão irá se desenvolver no cumprimento de seus deveres.
 
No quadrante PQ (POSSO E QUERO) temos as pessoas que estáo ferramentadas e com vontade de fazer. O que o bom gestor deve fazer neste caso? Motivar ainda mais o colaborador? Errado. Não mexa com este sujeito. Ele sabe fazer e está a fim de fazer. Apenas cuide para que ele esteja fazendo no tempo certo e da melhor maneira possível para a companhia. Lembre-se: Fazendo o melhor para a empresa e não fazendo da forma com que você faria. E este é um ponto a ser destacado. O PQ sabe e quer fazer, mas não do jeito que o gestor quer. Às vezes que do seu jeito, que pode ser até melhor. Mas como o gestor se acha o máximo, imagina que se seus subordinados fossem seus clones as coisas funcionariam melhor. O que fazer então? Nada, apenas direcione o esforço e deixe o cara trabalhar em paz. Supervisione para que os resultados apareçam a tempo e a hora.
 
Já no quadrante PNQ (POSSO E NÃO QUERO) temos o sujeito que tem o conhecimento de como fazer, mas não está a fim. Este tem que ser motivado. A solução mais simples. Mais grana. Mas não é assim que funciona, pois a gente sabe que se aumentarmos o salário de uma pessoa, sua produtividade não aumentará na mesma proporção. Para motivar as pessoas você precisa conhecê-las e saber quais são os seus sonhos. Ao criar as possibilidades de torná-los realidade, temos pessoas motivadas e engajadas. Existem pessoas que querem reconhecimento acima de tudo. Outras querem poder. Algumas querem grana mesmo. Mas o que MOTIVA A AÇÃO? Isto é diferente para cada um.
 
No Quadrante NPQ (NÃO POSSO E QUERO) temos aqueles estão muito a fim, mas não sabem como fazer. Claro que a resposta é: Então Treine. Correto. Mas, existem pessoas não conseguem. Por mais que queiram parece que não entra na cabeça. Quer seja por falta de capacidade cognitiva, ou por teimosia mesmo, pois tem idéias arraigadas de como fazer as coisas ou de como elas deveriam ser feitas, apesar dele não saber. Existem também àqueles que querem, mas quando percebem o quanto é difícil, desistem, porque o seu QUERO não é tão QUERO assim. Sem dúvida a resposta continua sendo o treinamento. Mas saber separar o joio do trigo para não perder tempo e dinheiro é uma tarefa complicada.
 
Por fim temos os NPNQ (NÃO POSSO E NÃO QUERO). O que fazer com este elemento? Extermíne-o. Elimine-o de sua organização pois este não merece sua atenção nem seu esforço. É cruel, eu sei, mas inevitável.
 
Como podemos ver, nem sempre o QUERER É PODER, mas que eles andam juntos, lá isto andam???

4 comentários:

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Muito bom Sidão.


Parabéns!

Jacques Miranda

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Fala Sidão!!


Muito legal esse e-journal.
Infelizmente temos muitos chefes e poucos gestores.
Acho que vou encaminhar para os gerentes aqui... kkk

Abraços,

FERNANDO LOPES PENTEADO
Vendas Corporativas - Canal PME
Claro - Matriz

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

Olá Sidão,

Meu, esta matéria veio muito de encontro com o “coatching” de liderança que estou fazendo... Achei o máximo! Parabéns pela iniciativa de compartilhar isto.

A propósito, vc teria o formulário para “assentment” proposto ? Se tiver manda pra mim ok.

Forte abraço e bom final de semana.

Orlando Rosa

INTELIGÊNCIA DE MARKETING disse...

SHOW!!!

Rodrigo Martins
Martinovick & Associados